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SEO: A Importância do ranqueamento orgânico

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Você sabia que o SEO é uma ferramenta extremamente importante para o seu negócio no marketing digital? É ele que mantém o tráfego, leads e vendas constantes no seu site para ter uma performance digital saudável a longo prazo.

Porém, por ser uma estratégia que leva um tempo para trazer resultados significativos, acaba sendo negligenciada pelas marcas e negócios.

Por isso, acompanhe esse post e entenda quais são os principais pontos de atenção em uma estratégia de SEO!

Afinal, o que é SEO (Search Engine Optimization)?

SEO é o conjunto de técnicas e estratégias utilizadas no marketing digital com finalidade de rankeamento orgânico por meio de determinadas palavras-chave nos mecanismos de busca (principalmente o Google).

Por conta disso, as empresas devem prestar muita atenção em suas páginas e principais buscas realizadas no ambiente digital, para que possam conseguir cada vez mais tráfego orgânico (gratuito).

Primeiro passo: Descobrir quais são as palavras-chave relevantes para o seu negócio!

Para iniciar um planejamento de SEO, primeiramente, é necessário fazer uma pesquisa para descobrir quais são as buscas que podem ser feitas, quais delas apresentam maior volume e menor competitividade por potenciais clientes do seu negócio, para então conseguir obter sucesso com o SEO e conquistar as primeiras posições do Google.

Google Trends, SEMRush, Ubersuggest, Planejador de Palavras-chave são boas opções de ferramentas de análise de buscas de palavras-chave para descobrir o volume das que estão presentes no seu segmento. 

Além de poder visualizar a quantidade de buscas, também é possível verificar qual o grau de dificuldade para ranking em cada determinada palavra-chave individualmente e otimizar o processo.

Não apenas isso, mas o SEO é dividido em duas partes: SEO On Page e Off Page, confira:

SEO On Page

São as estratégias utilizadas dentro do site para aumentar a relevância em determinado tipo de busca. Uma série de ações podem ser aplicadas, como: otimização de imagens, teste de velocidade do site, estruturação dos títulos, H1, H2, título, meta descrição, URLs amigáveis, linkagem interna, entre outras, que são eficazes para melhorar a relevância na busca do Google. 

SEO Off Page

São as estratégias utilizadas fora do site para aumentar a relevância dentro do segmento de atuação.

O SEO Off Page é, basicamente, um indicativo que mostra o quão relevante é a sua empresa dentro do setor, se há outros sites mencionando o conteúdo e se as pessoas estão compartilhando os seus posts nas redes sociais. 

O Google analisa quantos sites e perfis estão mencionando o seu negócio para entender se ele é realmente relevante para aparecer em determinada busca orgânica.

Mudança no Algoritmo do Google

Outro ponto importante é que os fatores de classificação para as buscas do Google estão mudando constantemente e, por isso, é interessante se atentar ao algoritmo para entender quais são as boas práticas que fazem o seu site ficar no topo das buscas do segmento. 

Atualmente, o Google está alterando as classificações de SEO para focar na experiência do usuário. Portanto, os fatores com maior peso na hora do rankeamento orgânico dentro do site são: o volume de acessos, tempo médio da sessão, velocidade de carregamento da página, entre outros.

O investimento em mídia paga permite aumentar o tráfego dentro do site, além de poder ser utilizado em conjunto com as práticas de SEO.

Não apenas isso, mas as estratégias de SEO também devem ser combinadas com as de conteúdo e inbound marketing com intuito de alavancar ainda mais os resultados, a curto, médio e a longo prazo.

Afinal, o SEO é uma estratégia de longo prazo que depende de diversos fatores para ter sucesso. Quanto maior a maturidade digital do negócio, maiores são os esforços para melhorar o SEO. 

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