Uma pergunta muito comum dos empreendedores de primeira viagem é: quando eu devo contratar uma agência de marketing digital?
Dentro do mundo do marketing essa questão pode ter diversas respostas. Por isso, vamos exemplificar algumas situações em que se deve considerar a contratação de uma agência, confira:
1º “Abri um negócio e não sei como estruturar um time de marketing”.
Se você acabou de abrir um negócio e possui pouco capital ou conhecimento para estruturar um time interno de marketing, provavelmente precisará contratar uma agência ou freelancer para te ajudar nas estratégias digitais e produção de conteúdo. No início, vale a pena contratar um agente externo para cuidar do seu marketing, visto que o custo é mais baixo e o profissional já possui uma bagagem para auxiliar na estruturação inicial.
2º “Tenho um time comercial estruturado mas preciso aumentar a demanda do negócio”.
Caso você já tenha uma empresa minimamente consolidada, com um time comercial ativo e caixa para investimentos, deve pensar em focar seu esforço e dinheiro naquilo que trará maior retorno. Muitas vezes, ainda é viável terceirizar o marketing digital, mas também é importante perceber que quanto mais dependente a empresa for da área de marketing, a atenção da equipe interna também deve ser maior.
3º “Falta de mão de obra especializada”.
A falta de mão de obra especializada em diversas áreas do marketing digital é um dos principais fatores que levam as empresas a contratarem uma agência, justamente devido ao crescimento do ambiente digital e do foco dos empreendedores em expandir nesse meio. Além disso, por essa mão de obra estar cada vez mais escassa, também está mais cara. Por isso, muitas empresas preferem ter um custo mais baixo com uma agência e seus profissionais experientes.
Mas afinal, quando eu NÃO devo contratar uma agência?
A agência não deve ser contratada quando o marketing digital for essencial para a empresa e grande parte do resultado do negócio depende diretamente dessa área. Por exemplo, startups com modelo SaaS de tecnologia que vende assinatura mensal recorrente depende diretamente de todas as áreas do marketing digital para ter sucesso no negócio, logo, é primordial que a área seja internalizada.
Já empresas tradicionais e lojas físicas não precisam necessariamente internalizar o marketing, pois ele será um complemento na estratégia do negócio, portanto, nesse caso a contratação de uma agência é indicada.
Enfim, são diversos fatores que fazem as empresas procurarem uma agência de marketing digital para ajudar no crescimento do negócio, como a falta de conhecimento na área, dificuldade em contratar mão de obra especializada, atualização constante sobre as estratégias e táticas em funcionamento, entre outros aspectos.
O mais importante é saber que a agência nunca será 100% responsável pelo sucesso digital.
A responsabilidade da agência é trazer experiência e mão de obra especializada para alavancar os resultados, porém ela nunca deve ser responsável por toda estratégia. Ou seja, quanto mais o cliente se envolver e mostrar o seu lado do segmento de mercado, mais a agência conseguirá entender e contribuir para turbinar e alavancar o negócio!
Ainda com dúvidas se deve contratar uma agência de marketing digital? Então chama a gente pra bater um papo!