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Planejamento de Marketing Digital: Por onde começar?

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Sabia que o marketing digital está ganhando cada vez mais espaço no planejamento estratégico de pequenas, médias e grandes marcas?!

Porém, muitos empreendedores ainda não estão acostumados com os canais e métricas digitais, tendo diversas dificuldades em entender e gerir os processos. 

Por isso, vamos apresentar o que é essencial na hora de produzir um planejamento de marketing digital e as perguntas que devem ser realizadas para que tudo seja o mais consistente possível:

1) Qual o meu objetivo de curto, médio e longo prazo? Procure desenhar as metas de vendas e branding.

2) Quem são as minhas personas? Tente descrevê-las ao máximo!

3) Qual o tamanho do meu time responsável pelo marketing digital e quanto de investimento eu posso alocar mensalmente nesta área?

4) Quais são minhas metas e KPI’s? Qual é o meu objetivo principal e qual melhor métrica para mensurá-lo? Você precisa entender quais são as métricas que realmente importam para tomada de decisão.

5) Quais canais eu devo estar? Como eu posso interligar minha comunicação para ela ser 360º?

Já o planejamento estratégico do marketing digital pode ser separado nas seguintes etapas: 

1) PESQUISA: Procure buscar o maior número de informações do mercado e da concorrência, para que o planejamento seja mais assertivo, além de entender o seu posicionamento e diferenciais frente à concorrência.

É possível coletar um grande número de informações do mercado utilizando ferramentas para entender o volume de buscas pelas palavras-chave, rankeamento orgânico da concorrência, principais fontes de tráfego da concorrência, tom da comunicação com o público-alvo, entre outros.

2) PLANO DE AÇÃO: Aqui é o momento de definir quais canais serão utilizados para atingir os objetivos do negócio, quem serão os responsáveis e quanto de tempo e dinheiro serão investidos para trabalhar esses canais com eficiência.

O plano de ação tem que fazer sentido com o comportamento da persona em relação à sua solução, por isso é essencial entender os canais que fazem mais sentido na jornada de compra do usuário.

3) CRONOGRAMA: É importante se organizar e montar um cronograma em uma planilha, com uma coluna para cada mês do ano e definir quais serão as ações feitas em cada um dos meses. Conforme o tempo passa e as ações são executadas, é normal que o cronograma seja alterado, conforme as análises constantes dos resultados. O essencial é ter o controle e a visão a longo prazo das ações para atingir os objetivos de marketing.

4) MONITORAMENTO DE RESULTADOS: A análise de resultados deve ser feita mensalmente, assim é possível entender se o resultado real está de acordo com o que foi planejado. A coleta de dados pode ser feita pelo Google Analytics para analisar acessos, leads e vendas do site, como também pode ser extraído diretamente dos canais utilizados. 

Na análise de resultados é possível entender as principais fontes de tráfego e de receita, a partir dos dados reais, para então traçar um planejamento cada vez mais assertivo com foco em atingir as metas e objetivos estabelecidos.

Por isso, é importante fazer o acompanhamento mensal, realizar novos testes e otimizar o funil de vendas.

A análise de resultados deve englobar:

  • O número de visitas do site;
  • As páginas com o maior número de acessos;
  • A origem de cada visita;
  • Taxa de conversão de leads;
  • Taxa de conversão de vendas;
  • Análise de performance das campanhas e testes;

Afinal, quanto mais tempo investir em marketing digital, maior será o volume de dados estatísticos para otimização dos canais e campanhas digitais. Entender as principais fontes de tráfego e vendas apresenta uma previsão cada vez mais assertiva dos resultados e previsibilidade de vendas.

Aqui no dia a dia da agência, os erros mais comuns que observamos é a falta de clareza dos empreendedores em relação a pilares importantes do planejamento! 

Como: entender a fundo os desejos e objeções do seu público-alvo, falta de mensuração dos resultados para tomada de decisão, ausência de consistência na execução do planejamento e dificuldades em estabelecer os objetivos do negócio de forma clara.

Ainda sente dificuldades em saber como montar um planejamento de marketing digital em Sorocaba? 

Então entre em contato conosco! Somos especialistas na área e faremos sua empresa deslanchar no mercado!

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