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Importância do Google Meu Negócio para negócios locais

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Muitas empresas investem no Marketing Digital mas acabam negligenciando pontos importantes na hora do planejamento, pois são muitos canais que temos que ter atenção na hora de gerir nossa marca no digital. O Google Meu Negócio é um dos canais mais “esquecidos” pelas marcas na hora de executar seu planejamento digital, por isso trouxemos hoje os pontos mais importantes para ter uma estratégia de alta performance na pesquisa do Google.

Afinal, porque o Google Meu Negócio é tão importante quando tratamos de negócios locais? As empresas que possuem pontos físicos são as que precisam olhar com mais cuidado para o perfil do Google, já que o perfil é basicamente a “vitrine digital” da loja física, que muitas vezes, possui MUITO mais acessos do que o próprio site da empresa. É normal vermos aqui na agência perfis que possuem mais de 10.000 acessos mensais, sendo muitas vezes bem superior do que o próprio site ou perfil da rede social. Logo, é importantíssimo que se tenha muita atenção na hora de preencher o perfil corretamente e mantê-lo atualizado constantemente, para que o Google entenda a relevância do seu negócio no seu segmento e na sua área geográfica de atuação!

 

 

Então vamos lá, a seguir vamos destacar os principais fatores de sucesso do seu perfil do Google Meu Negócio:

1º Nome da empresa, descrição e categoria

O primeiro passo é colocar o nome e uma descrição curta e direta sobre os serviços/ produtos da empresa. Se o nome do negócio não for explícito sobre qual área de atuação, é importante colocar uma “palavra-chave” que facilite a busca do usuário. Por exemplo, ao invés de colocar somente o nome “Restaurante Vila Assunção”, o melhor seria colocar “Restaurante Vila Assunção | Massas Italianas e Carnes”. Assim você possibilita que mais pessoas encontrem o seu negócio ao buscarem por uma palavra-chave importante como “massa italianas” ou “carnes”. A categoria é outro ponto importante, pois assim o Google entende exatamente sobre qual o segmento do seu negócio.

2º Fotos e Vídeos do estabelecimento

O segundo ponto importantíssimo para uma alta performance no perfil do Google é colocar fotos e vídeos mostrando o estabelecimento. Adicionar o máximo possível de fotos internas, externas, produtos, estrutura e colaboradores. Vídeos internos mostrando toda estrutura da empresa. Tudo isso ajuda muito na hora de ser encontrado por pessoas que ainda não te conhecem. Além disso, o número de acessos no perfil do Google aumenta em até 40% ao adicionar mais de 25 fotos, isso acontece, pois, muitas pessoas vão direto olhar as fotos dos estabelecimentos, mesmo antes de ler a descrição.

3ª Avaliações de Clientes

O terceiro ponto de otimização é a parte de “avaliações” de clientes. Ele permite que os usuários vejam as avaliações dos clientes antes de entrar em contato, o que aumenta muito a autoridade da marca e a conversão de novos usuários. As pessoas podem te avaliar organicamente ao visitarem o estabelecimento, ou você pode mandar ativamente o link para todos os clientes que passam na sua loja, dessa forma garantindo que haverá sempre novas avaliações. O Google entende que um negócio que está sendo avaliado constantemente deve estar com bom movimento, logo aumenta o alcance do perfil para as buscas do segmento. *Um “hack” que também funciona bem, é responder as avaliações dos clientes com palavras-chaves importantes para o seu negócio, dessa forma você melhora seu SEO local e garante que aparecerá para mais buscas específicas.

4ª Descrição dos Serviços e Postagens Promocionais

Outra maneira de aumentar a visibilidade da marca é colocando todos os “serviços” disponíveis no perfil do Google, assim quando alguém fizer uma busca por aquele serviço perto da sua área de atuação, provavelmente você terá mais chances de aparecer. Mesmo que o serviço seja específico e não exista nas categorias do Google, você consegue adicionar um “serviço personalizado”.

O perfil do Google também funciona basicamente como um “feed” de uma rede social. É possível fazer postagens de promoções, produtos, clientes e lançamentos no Google Meu Negócio, assim sempre que alguém acessar o seu perfil verá a promoção ou oferta imediatamente, além de aumentar a sua autoridade dentro do algoritmo do Google.

5º Insights! Métricas de performance

Por último, é possível você ver todas as métricas de desempenho da sua marca e o crescimento dela ao longo do tempo. Na aba “insights” é possível ver quantas pessoas te encontraram pela busca do Google ou pelo Maps, também conseguimos ver quantas ações orgânicas foram feitas pelo perfil (acesso ao site, ligações e solicitação de rota). O Google também permite que você veja o seu desempenho em comparação com a concorrência, assim é possível avaliar se a sua estratégia está funcionando ou não na sua área geográfica. É muito importante acompanhar o crescimento mês a mês, pois assim você vê o impacto real de ter uma estratégia elaborada para o Google Meu Negócio.

Eaí, gostou?! Você já utiliza o Google Meu Negócio na sua estratégia? Fique atento para todos estes pontos e mantenha seu perfil sempre atualizado com novas fotos, vídeos, depoimentos e novidades. Isso vai ajudar muito na sua performance!

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