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Como potencializar o marketing digital do seu bar ou restaurante.

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Você está satisfeito com o resultado de marketing do seu negócio? Uma boa estratégia de marketing digital, atrelado com produção de conteúdo tem o poder de potencializar e muito suas vendas, principalmente no segmento de bares e restaurante, onde o digital é o primeiro ponto de contato do potencial cliente com o seu negócio!

Vem ver um pouco como nós na Agência GWU implementamos estratégias de marketing digital para bares e restaurantes em Sorocaba, que realmente funcionam para este segmento:

Como estão seus canais, ou melhor, sua “vitrine virtual”?

Seus pontos de contato digitais devem estar 100% alinhados com o seu posicionamento, linguagem, aparência e estratégia. Ah, e isso vai muito além do feed do Instagram, que geralmente é o canal priorizado pelas empresas, temos que dar atenção a muito além disso, como por exemplo:

Google Meu Negócio: quando você quer encontrar um serviço ou produto, principalmente descobrir um lugar novo, qual o primeiro lugar em que você pensa em buscar? 80% das pessoas diriam “no Google!”.

Todo negócio local tem um perfil no Google, o “Google Meu Negócio”, que é um dos canais de maior acesso de usuários quando se trata de bares e restaurantes. Ele mostra sempre primeiros os locais que são os mais “adequados” de acordo com a sua busca. Ou seja, o nome do seu perfil, fotos, se é bem avaliado, descrições, etc. é assim que o Google “lê” seu negócio e consegue conectar as pessoas que estão buscando pelos lugares certos!

Perfil do Instagram: o perfil do Instagram também é um ponto importantíssimo para marketing gastronômico, já que muitas pessoas querem ver as fotos das comidas, entender a vibe do local, se tem o que eles buscam antes de realmente irem visitar.

A geração Z já tem o Instagram e Tiktok como os primeiros locais de busca quando querem encontrar um novo local ou produto. Então mais do que nunca, estas redes são as vitrines virtuais do seu negócio.

TripAdvisor: outros canais de divulgação como o TripAdvisor também são importantes para aumentar o alcance do seu estabelecimento. Assim como no Google Meu Negócio, lá é possível deixar avaliações mais detalhadas e atrair turistas de fora da cidade que geralmente estão dispostos a uma experiência diferente e usam estes canais de busca. Poucos restaurantes se dão o trabalho de manter o perfil atualizado nessas outras plataformas fora das redes sociais e do Google, se você dedicar tempo a isso, vai estar a frente de 80% da concorrência. 

Cardápio Digital: outro ponto muito importante na estratégia de marketing digital para restaurantes. Além de ter disponível as opções de cardápio em todas as plataformas, facilitando a experiência do usuário que está na fase de decidir onde comer e gerando possíveis desejos com as opções do cardápio. 

É importe disponibilizar um bom cardápio de delivery, detalhes como escolher uma boa plataforma pensando na experiência do usuário, colocar boas descrições, fotos, distribuir bem as opções do cardápio, pode alavancar e muito as vendas do seu negócio.

São diversas as empresas que oferecem esse serviço, porém cada uma serve para um determinado tipo de negócio, analisar todas as funcionalidades dos cardápios digitais é de extrema importância. Se você vai investir uma quantia considerável em anúncios, é necessário que seja possível instalar o pixel e criar a API de conversões no cardápio que será utilizado.

Já ouviu a frase “a gente come antes pelos olhos”?

Exatamente por isso a produção de conteúdo do seu restaurante ou bar tem que estar sempre impecável e ser um ponto de muita atenção, afinal, esse é o gatilho que devemos despertar: o desejo, a vontade de comer, a sede de beber uma cerveja gelada no calor. 

O famoso “food porn” geralmente tem uma boa taxa de engajamento e alcance nas mídias, justamente por ser algo que a maioria dos usuários se interessam, cada um por um tipo de culinária ou estilo de local.

Faz parte da estratégia: mapear seus possíveis consumidores, entender seus hábitos de consumo e criar conteúdo atrativo com consistência, gerando desejo e sempre testando e descobrindo novos estilos de vídeos, assim engajando seus atuais seguidores e atraindo novos.

Como você atrai novos clientes todos os dias?

Seu bar ou restaurante ainda depende somente do boca-a-boca das pessoas que já frequentaram o local? É muito comum os estabelecimentos ficarem na “inércia” e dependerem somente de indicações e aquela clientela mais “fiel”. Porém sempre vive a instabilidade do movimento, meses que são bons, outros nem tanto, mesmo o mercado alimentício sendo sempre consumido, existe a instabilidade de meses com maiores movimento e meses com menor.

Mas seu negócio precisa de segurança, afinal, você não pode esperar o movimento cair para começar a correr atrás de estratégias. Como todo negócio, não podemos viver na inércia, a busca por melhorias e o olhar tanto para dentro do business quanto para fora, é essencial se você quer ter um negócio de sucesso a longo prazo.

Entenda, quanto mais você investe em marketing, mais previsível ficam as suas vendas. Quando você investe somente quando suas vendas caem, a chance de você acertar rapidamente na estratégica de conteúdo e dos anúncios e obter um bom resultado é baixa. Mas, se você investe constantemente em marketing, é mais fácil encontrar o “caminho das vendas”.

Investimento em anúncios online para delivery ou para consumo local?

Você sabia que é possível alavancar tanto o resultado do delivery quanto do movimento presencial seu restaurante simultaneamente? 

Isso mesmo! O investimento em publicidade (tráfego pago) vai muito além de gerar mais vendas para seu delivery. Através do investimento em anúncios online, conseguimos aumentar o número de pessoas que conhecem seu restaurante, aumentar a recompra dos clientes atuais, divulgar ofertas pontuais e atrair novas pessoas para conhecerem o espaço físico. Tudo isso com um investimento relativamente baixo.

Se você ainda não investe em anúncios pagos, provavelmente está deixando muito dinheiro na mesa, pois se seu restaurante já performa bem organicamente, muito provavelmente ele irá ter um ótimo resultado com anúncios pagos, já que o produto é um sucesso no mercado, o famoso “escalar seu negócio” pensar a frente o quanto você ainda pode faturar.

São diversos os canais de divulgação via tráfego pago, como: Google, Youtube, Facebook, Instagram, TikTok, todos estes canais podem trazer mais clientes para o seu negócio e devem ser testados. O resultado do marketing digital é um trabalho incessante de erros e acertos. Vamos sempre mantendo as estratégias que estão funcionando e testando novas para alavancar os resultados.

Aqui nós sempre testamos campanhas de: delivery direto para iFood, campanha de delivery para cardápio próprio, campanha para oferta presencial, campanha para divulgar evento, campanha para aniversariantes, campanha de cupom, campanha de cardápio sazonal, campanha para confraternização e etc. São diversos os objetivos que podemos estabelecer para as campanhas e somente testando elas, saberemos se realmente funciona no seu caso! Não tem receita de bolo, tudo depende do seu produto, do valor praticado, dos hábitos de consumo do seu público, das ofertas e gatilhos usados, das fotos e vídeos que temos disponíveis para divulgação, e por ai vai!

É a sua hora de ver seu negócio decolar!

Ou seja, se você gerencia um bar ou restaurante em Sorocaba e deseja impulsionar o sucesso do seu negócio, uma agência de marketing gastronômico especializada pode ser a solução perfeita. Com estratégias personalizadas e focadas neste setor. A agência deve ter o conhecimento necessário para aumentar a sua presença online, atrair mais clientes e impulsionar as vendas. Desde campanhas otimizadas para mecanismos de busca até estratégias envolventes nas redes sociais, eles têm as ferramentas certas para fazer o seu estabelecimento brilhar na paisagem digital.

Se você busca isso para o seu negócio, entre em contato com um de nossos especialistas, juntos fazemos uma análise do seu negócio e mapeamos as possíveis frentes e gargalos atuais, já criando um planejamento trimestral, usando das métricas para medir os resultados e colhendo juntos os frutos deste trabalho em equipe.

Bora tomar um café?

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